From: Teresa [mailto:cristela@uol.com.br]
Sent: domingo, 1 de janeiro de 2012 23:23
To: Teresa
Subject: Texto para pessoas que querem animais p/ procriação
Quando anunciamos alguns animais de raça na Internet, mesmo colocando que é castrado, vez ou outra alguém pergunta se o bicho já foi castrado mesmo porque o queria para procriação.
Se xingar resolvesse o problema dos protetores e dos animais abandonados seria ótimo, resolveríamos facilmente.
Podemos pensar que um texto não vai adiantar, porque tem gente que só pensa no lucro que os animais vão lhes proporcionar, mas pelo menos tentamos colocar uma semente, se for uma pessoa consciente, uma hora ela vai repensar.
Teve uma pessoa que pensava em começar uma criação e lendo o texto disse que já tinha ficado em dúvida, pois não sabia que tinha tanto abandono de animais. Não sabemos se ela desistiu, mas pelo menos tentamos fazer a nossa parte.
Se gostarem do texto e quiserem podem divulgar.
Abraços
Teresa
Olá...
Sou voluntária (o) de um grupo de proteção animal e recebi um e mail no qual você procura um animal sem ser castrado para reprodução.
As pessoas que não trabalham com proteção animal não fazem idéia de quantos animais são abandonados diariamente (de raça e sem raça), pelas cidades brasileiras.
Isso não é culpa delas, elas não têm contato com uma realidade que enfrentamos, por isso além de cuidar dos animais, nossa obrigação é fazer um trabalho de conscientização junto à população.
Vemos diariamente pessoas abandonando os animais, poque vão mudar, vão casar, vão separar, vão ter filhos, vão viajar...
Por tudo isso é que os protetores não doam animais sem castrar e nem arrumam animais para cruzamentos.
ABAIXO O TEXTO EXPLICATIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS DO PROJETO BATALHA ANIMAL – S.P.
O problema da superpopulação de cães e gatos preocupa entidades de proteção animal e órgãos de saúde pública.
Diariamente, milhares destes animais são apreendidos nas ruas ou levados por seus donos nos CCZs (carrocinha) de várias cidades brasileiras. Muitos são sacrificados ou levados para servir de cobaia em laboratórios e faculdades.
Hoje foi proibida a eutanásia só na cidade de São Paulo, porém ainda há controvérsias, e não há certeza de que esta lei seja mantida, pois o número de cães e gatos abandonados vem crescendo.
Muitos animais sem lar ficam vagando pelas ruas sem alimento e água, em condições deploráveis, com sarna e desnutridos, e acabam sendo atropelados ou vítimas de maus tratos.
Milhares de cães e gatos de raça ou sem raça definida, terão este destino se as pessoas não se conscientizarem do problema.
Antes de acasalar seu animal, pense se encontrará pessoas realmente conscientes e responsáveis que assumirão o animalzinho até o fim da vida.
A castração é uma medida inteligente e eficiente para reduzir o número de animais sem lar. Ela traz inúmeras vantagens para o homem e o animal. Na fêmea a remoção do útero evita o cio e complicações futuras como tumores nas mamas, no útero, ovários e infecções uterinas (piometra).
Nos machos evita a hiperplasia da próstata e tumores de testículos.
A castração evita a fuga do animal, brigas, prenhez indesejável, doenças venéreas, e sarna contraídas no acasalamento.
SE VOCÊ ACHA QUE VAI LUCRAR VENDENDO ANIMAIS, NÃO ESQUEÇA QUE ELES DÃO MUITAS DESPESAS, PRECISAM DE VACINAS, VERMÍFUGOS, BOA RAÇÃO. OS FILHOTES ADOECEM FACILMENTE E NÃO PODEM SER TIRADOS DA MÃE ANTES DOS 45 DIAS.
ENTRE NOS SITES DE VENDA DE ANIMAIS E VEJA QUANTAS CENTENAS DE NINHADAS TEM PARA VENDA.
NÃO É FÁCIL VENDER ANIMAIS, MUITOS CRIADORES FICAM COM NINHADAS ENCALHADAS E ACABAM DOANDO OS FILHOTES.
CONTRIBUA PARA O CONTROLE DE NATALIDADE, EVITANDO NASCIMENTO DESCONTROLADO, ABANDONO E MORTE DE ANIMAIS. CASTRE SEU ANIMAL.