Traduza para / Translate to:

Boo-box

sábado, 25 de dezembro de 2010

orkut - ENTREM

english mobile

RITA AJUDEM:

entre na nossa comunidade AMPARO ASSOCIAÇAO DE PROTEÇAO ANIMAL DE RIO DAS OSTRAS http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108436461 VENHA PARTICIPAR

visualizar sua caixa de entrada de e-mails  |  visualizar o perfil de RITA AJUDEM
orkut opções de e-mail do orkut.com.br:
- Parar de receber e-mails
- Alterar minhas opções de e-mail
- Central de Ajuda

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O básico necessário após a adoção - Dia de Veterinária

english mobile

 
 

Enviado para você por sweetygirl através do Google Reader:

 
 

via = Tudo Gato = de Lauesg em 16/12/10

 A adoção de animais tem sido mais e mais difundida no mundo dos amantes de animais. Aqui na minha cidade, Ilhéus, o Centro de Controle de Zoonoses é uma instituição nova, existe há menos de 5 anos. Com excecão dos cães muito doentes, que são eutanasiados na sua grande maioria, os outros geralmente são adotados. Entretanto, essa não é uma realidade para os gatos. Adoção de gatos é mais rara. Para cada 20 cães que são adotados, apenas um gato encontra o lar.

Deixando as preferências de lado, criar gatos ainda é mais fácil do que criar cães. Muitas pessoas adotam animais que interajam ao máximo com a família, como um ser humano, mas se não entender o comportamento felino, não há como saber o quanto eles interagem conosco. Nesse artigo eu vou deixar algumas dicas sobre o ponto de partida após a adoção.

LEVE AO VETERINÁRIO:

Adotou um animal, leve ao veterinário. O balconista do petshop sabe indicar o que você precisa, ou o que ele precisa vender, mas o veterinário quem vai dizer o que o ANIMAL precisa.

No veterinário o gatinho será examinado quanto à presença de sintomas de doenças comuns em filhotes, e até mesmo as antropozoonoses (doenças transmitidas de animais para seres humanos e vice-versa).

Quando eu recebo um gatinho recém adotado eu faço alguns exames:

Exame de fezes para elaboração do protocolo de vermifugação.

Exame do pêlo caso eu veja "pontinhos pretos" no mesmo, em busca de Lynxacarus radovskyi (http://www.editora.ufrrj.br/rcv2/rcv22n1/57-60.pdf) que é bastante comum em filhotes.

Exame de citologia de secreção auricular em busca de Otodectes cynotis (http://www.bayerpet.com.br/parasitas_gatos/acaros_ciclo.aspx?especie=2&ciclo=1)

Vermifugação:

Os filhotes devem ser vermifugados sempre. A transmissão dos vermes (nematódeos e cestódeos)se dá via transplacentária,via oro-fecal e pelo leite materno. Mesmo vermifugando uma vez, esse procedimento deve ser repetido devido ao comportamento do infante. Esse comportamento desbravador faz com que o mesmo coloque TUDO na boca, inclusive suas próprias fezes. A vermifugação pode ser iniciada aos 15 dias.

A maioria dos vermífugos é de amplo espectro. Entretanto é importante que na primeira visita seja realizado um exame de fezes no filhote, pois o protocolo pode variar a depender do verme presente. Os vermífugos mais comuns são efetivos contra vermes adultos e larvas, não agindo nos ovos. Portanto a vermifugação deve ser repetida após 15 dias, pois o que era ovo na primeira vermifugação já terá eclodido e virado larva.

Vale lembrar que o alguns desses vermes podem causar doenças em seres humanos que entram em contato com as fezes, como é o caso da larva migrans (bicho geográfico).

Vacinação:

O filhote de gato vai ser vacinado com a vacina múltipla aos 60 dias de vida. Até essa idade o gatinho está protegido pela imunidade materna conferida no colostro. A vacina deve ser repetida aos 90 dias. A vacina anti-rábica deve ser realizada aos 120 dias (4 meses). Durante a vacinação o veterinário examina o animal e assim pode identificar algum sintoma de doenças que ele pode estar desenvolvendo. Não deve ser realizada vacinação em animais que apresentam sintoma de alguma doença. Somente animais saudáveis devem ser vacinados. A vacina é um desafio ao sistema imune para produzir anticorpos contra determinadas doenças.

Se o sistema imune do animal está combatendo alguma outra doença, apenas parte dele
responderá à vacina e não será conferida a proteção esperada.

Caixa de areia: 

A caixa de areia deve ser colocada em um ambiente que o gato não se sinta ameaçado, portanto nada de colocar do lado do canil do cachorro. Enquanto está urinando ou defecando, o gato está no seu momento de 'nobreza' e deve se sentir à vontade. Imagine você, no banheiro, e preocupado se alguém vai entrar e interrompê-lo. Você faz tudo às pressas, deixando o zíper aberto e papel higiênico colado no salto do sapato. Agora, imagine se todas as visitas ao sanitário fossem assim? Pois é. Outro ponto que deve ser considerado é que a caixa de areia deve ter o comprimento duas vezes o tamanho do gato. O gato faz suas necessidades, dá a volta, enterra. Ele precisa de espaço para fazer isso. Não economize no tamanho da caixa de areia, afinal, ninguém gosta de fazer suas necessidades em banheiro de
avião. Agora, o mais importante, mantenha a caixa de areia limpa. As razões são óbvias.

Ter uma caixinha minúscula, ao lado do comedouro de dois poodles, imunda é a mesma coisa de você fazer suas necessidades no banheiro de um avião, com fezes no sanitário, a descarga quebrada, a fechadura quebrada e várias pessoas na fila para entrar a qualquer momento, pense nisso.

Alimentação:

Por fim, o último ponto abordado no básico necessário após a adoção é a alimentação. Deve ser dada alimentação de filhotes até um ano de idade. Evite rações vendidas à granel, dê preferência às rações super premium. Não dê em hipótese alguma carne, ou frango, crua ou mal passada para gatos. A toxoplasmose é transmitida através do consumo dos cistos presentes na carne contaminada. Mesmo a carne fiscalizada não está 100% livre da contaminação pelo cisto da toxoplasmose. A melhor forma de prevenir é evitar carne crua ou mal passada.

Dê uma alimentação de qualidade para seu gato. Vou exemplificar o que eu sempre passo para meus clientes com a ração Premier Ambientes Internos para gatos filhotes, entretanto pode ser qualquer ração super premium para filhotes. A média de preço da embalagem de 400g é R$18,00. Então o cliente já assusta: Nossa, mais de 36,00 reais um quilo de ração, mais caro que carne de primeira.

Mas vamos calcular: um gatinho de 3 meses, pesando 2 kg come 85 gramas por dia. Uma caixa de 400g vai durar quase 7 dias. O valor por dia gasto com a alimentação do gatinho será R$3,82 com uma ração super premium... quando você gasta por refeição no self-service?

Menino ou menina?

Uma dúvida que a maioria das pessoas tem é acerca do sexo do gatinho. Confesso que eu também tenho essa dúvida e a melhor forma de descobrir é tendo uma ninhada onde você pode comparar o machinho com a feminha. O macho possui o seu órgão genital mais afastado do ânus, e a sua forma é como se fosse um pontinho. Então, se você segurar o macho de costas e levantar o rabo, você verá um pontinho (o ânus) e abaixo outro pontinho (o pênis). Já na fêmea, a vulva é mais próxima do ânus, o que serve de comparação, e o seu formato é uma vírgula. Então, se você segura a fêmea na mesma posição verá um pontinho (o ânus) e uma vírgula (a vulva). Então macho (:) e fêmea (;)

As fotos a seguir foram tiradas de um casal de uma ninhada de 2 dias, lá na clínica.

É isso aí, gente. Começar a criar gatos é fácil. Vamos diminuir essa estatística de adoção, tornando um gato adotado para cada cão. O dono de gato precisa saber de muitas outras coisas, mas o básico abordado já é um bom começo!


Alice Albuquerque
diarioveterinaria.blogspot.com
twitter @alicevet

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

Fwd: Em 2011, lembre-se do planeta

english mobile



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Greenpeace Ciberativismo <ciberativismo@greenpeace.org.br>
Data: 22 de dezembro de 2010 12:25
Assunto: Em 2011, lembre-se do planeta
Para: Anne <akmb1987@gmail.com>


Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
http://www.greenpeace-comunicacao.org.br/email/cyberativismo/ciber_01-20-2010.html

Filie-se
Desmatamento Zero e Renováveis Já

Olá, ciberativista

Graças ao nosso trabalho, o apoio dos ciberativistas e a participação de milhares de pessoas nas nossas redes sociais, o Greenpeace garantiu importantes conquistas em 2010.

Aqui, paralisamos o trator ruralista que queria atropelar o Código Florestal no Congresso e colocamos o Desmatamento Zero e a [R]evolução Energética na agenda da campanha presidencial. Lá fora, livramos da cadeia dois ativistas julgados no Japão por denunciar esquema ilegal na indústria baleeira do país. Arrancamos também da Nestlé o comprometimento de parar de comprar produtos da empresa que mais desmata florestas na Indonésia, que servem de abrigo para grupos de orangotangos ameaçados de extinção.

Só no Brasil, coletamos 165 mil assinaturas nas nossas petições em 2010, angariamos mais 100 mil novos seguidores no Twitter e ampliamos em 15 mil o nosso número de fãs no Facebook. São resultados excelentes, alcançados em grande parte pela determinação de vocês em defender, junto conosco, o patrimônio natural de nosso país.

Ter os ciberativistas e usuários de nossas redes sociais ao nosso lado continuará sendo fundamental para sustentar o trabalho do Greenpeace. As ameaças ao nosso ambiente seguem vivem e voltarão à carga em 2011. Aproveito a oportunidade para pedir um presente de natal para o planeta através de uma doação ao Greenpeace. A Terra, desde já, agradece.

Marcelo Furtado

Feliz 2011 ,


Marcelo Furtado
Diretor-executivo
Greenpeace Brasil


Greenpeace online:

Ajude o Greenpeace a proteger as florestas
Junte-se a nós
Recebeu este e-mail de alguém?

» Torne-se um ciberativista também
» Encaminhe esse e-mail para um(a) amigo(a)

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail ciberativismo@greenpeace.org.br ao seu catálogo de endereços.

A Greenpeace Ciberativismo respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.


Att.,
Anne Brito

VOCÊ pode salvar uma vida!

"Sou só uma, mas ainda assim sou uma.


Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa.

E por, não poder fazer tudo, não deixarei de fazer o pouco q posso."

Nada + Nada = NADA
Pouco + Pouco = MUITO

Minha Vida Virtual Blogger Orkut Twitter Facebook Google Buzz
Contate-me Google Talk/ akmb1987 MSN/ SwatGirl_2003
Last tweet akmb1987: Greader Download – G Data AntiVirus – 2011 v.21.0.2.1 http://tinyurl.com/25xhqkh

Fwd: Watch Our Inspirational New Video

english mobile



---------- Forwarded message ----------
From: Ingrid Newkirk <newsmanager@peta.org>
Date: 2010/12/23
Subject: Watch Our Inspirational New Video
To: sweetygirl2002@uol.com.br


Trouble viewing this message? View this message online >
PETA - New video -- See what PETA did for Animals in 2010!
Your support makes a difference!  Watch our new video. -- Watch now! Dear Anne,

With your support, PETA achieved many victories in 2010, some of which are shown in this video.

However, we still have a lot of work to do. For example, countless animals are right now facing death in cruel and pointless experiments in laboratories across the country. That's why I want to ask you to think of these individuals as you make your final, tax-deductible contributions this year.

Your compassion is changing the lives of countless individual animals around the world, including those who would otherwise face a life of pain, terror, and isolation inside a laboratory.

PETA's work has spared millions of animals—including dogs, cats, monkeys, rabbits, pigs, birds, mice, and rats—from suffering and dying in laboratories. We depend on the generosity of donors just like you to make this lifesaving work possible. Please consider a tax-deductible, year-end donation to PETA today to help animals everywhere and stop more nightmarish experiments in 2011 and beyond.

If you can give a gift of $25 or more, I'd be pleased to send you a complimentary copy of our 2011 "Rescued" calendar. This calendar features individual animals who got a second chance at life, thanks to PETA's work.

Together, we're building momentum—and now is the time to work even harder to put an end to animal experimentation. In recent weeks, we've received the following great news:

  • NASA canceled its plans to irradiate dozens of monkeys in cruel radiation tests after a year of vigorous campaigning and more than 100,000 e-mails and calls from PETA supporters.

  • Professional Laboratory Services shut its doors and released all its animals (more than 200 total) just one week after PETA released the findings from its shocking investigation of the North Carolina animal testing laboratory.

  • The Organization for Economic Cooperation and Development changed the requirements (pending formal approval) for a common toxicity test as a result of PETA's efforts. The move will save a minimum of 1,200 animals—and as many as 2,400—every time this frequently required test is conducted.

As encouraging as these recent victories are, we still have much more to do. By making a secure online gift to PETA right now, you can help us stop animal experimentation and continue our efforts to halt the suffering and abuse of all animals.

Your generosity is helping PETA win landmark cruelty-to-animals cases, dry up funding for animal testing programs, and bring ghastly experiments on animals to a screeching halt. You've helped us convince more than a thousand companies, including some of the world's largest corporations, to swear off animal tests forever. This is the difference that only friends like you can make.

Please help us bring about more groundbreaking changes for animals in 2011 by making a year-end donation to PETA today. Thank you for being such a powerful voice for animals who would otherwise suffer in silence.

Kind regards,

Ingrid E. Newkirk
President

P.S. By making a tax-deductible gift of $25 or more right now, not only will you make many more victories like those shown in the above video possible, you'll also receive PETA's inspiring 2011 "Rescued" calendar.
PETA
0 Share on Facebook 0 Tweet this message
photo credit: © Kencredible

Click to update your e-mail preferences or to unsubscribe.

This e-mail was sent by PETA, 501 Front St., Norfolk, VA 23510 USA.


Click to update your e-mail preferences or to unsubscribe.
This e-mail was sent by PETA, 501 Front St., Norfolk, VA 23510 USA.



Att.,
Anne Brito

VOCÊ pode salvar uma vida!

"Sou só uma, mas ainda assim sou uma.


Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa.

E por, não poder fazer tudo, não deixarei de fazer o pouco q posso."

Nada + Nada = NADA
Pouco + Pouco = MUITO

Minha Vida Virtual Blogger Orkut Twitter Facebook Google Buzz
Contate-me Google Talk/ akmb1987 MSN/ SwatGirl_2003
Last tweet akmb1987: Greader Download – G Data AntiVirus – 2011 v.21.0.2.1 http://tinyurl.com/25xhqkh

ShareThis