Traduza para / Translate to:

Boo-box

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fwd: CARTA A NISE DA SILVEIRA, SENHORA DAS IMAGENS

english mobile

From: Lilian Queiroz [mailto:oitovidas.lilian@gmail.com]
Sent: quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012 11:51
To: Cesare, Fausto (GE Aviation)
Subject: CARTA A NISE DA SILVEIRA, SENHORA DAS IMAGENS

 

Oi Cesare,
Vi essa peça no Rio.
EMOCIONANTE E LINDIDISSIMA!
Todos os amantes de animais deveriam ver e conhecer vida dessa maravilhosa psiquiatra NISE da SILVEIRA, que amava gatos e que inovou uma psiquiatria de eletrochoques com amorosidade e sentimentos.
Divulgue para o pessoas de SAMPA por favor.
Realmente é imperdível!
Bjs, Lilian

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Essencial Companhia de teatro <essencialteatro@gmail.com>
Data: 15 de fevereiro de 2012 10:27
Assunto: CARTA A NISE DA SILVEIRA, SENHORA DAS IMAGENS
Para: Essencial Companhia de Teatro <convite.teatro@gmail.com>

CARTA A NISE DA SILVEIRA, SENHORA DAS IMAGENS

 

São Paulo, 15 de fevereiro de 2012

 

Querida Nise...

 

Paz a todos os seres.

 

Reza a lenda (a lenda reza?!) que era assim que você iniciava suas reuniões semanais no Grupo de Estudos Carl Gustav Jung. Porém, alguns "Niseanos" de plantão, dirão que isto é folclore. Pois se não dizia tais palavras, certamente as sentia em seu coração.

 

Nise, hoje é o dia do teu aniversário. E te escrevo essas palavras de uma padaria nos Jardins, em São Paulo. Acaba de amanhecer... Renascer em Nise. E hoje você faz 107 anos. Vejo Carlinhos ronronando ao teus pés, além de Jung e o inconsapevole Raffaele a seu lado, ambos rindo. Com o cachimbo no canto da boca, teu mestre Jung diz:

 

"107 Nise... 107! 1 + 7 igual a 8. O infinito Nise... O infinito."

 

Estamos em Sampa, eu, Mariana e toda equipe, trazendo sua vida e Obra a esse povo generoso e acolhedor. Seres que sabem valorizar a arquitetura humana que abre horizontes, revelando possibilidades de crescimento e fé em meio aos arranha-céus que coram a paisagem.

 

O infinito Nise... O infinito.

 

Por aqui mal estreamos e a casa já está cheia de almas. Todas trazendo nas mãos seus cajados reais e imaginários. Celebram, muitas vezes sem saber, a possibilidade do encontro mágico que só o teatro proporciona. Olham para o palco, templo sagrado, como quem se vê refletido num lago. E inebriados pela obra humana demasiadamente humana que são, mergulham profundamente no inconsciente, oceano profundo. E renascem em Nise.

 

Nise, queria pedir que continuasse abençoando nossa caminhada. Somos fiéis a ti. Em meio aos "Inumeráveis Estados do Ser", nós seguimos acreditando na Arte como instrumento de transformação do Homem. Este é o nosso cajado. Que assim seja.  

 

Paz a todos os seres,

 

Daniel Lobo

 

 NISE DA SILVEIRA - SENHORA DAS IMAGENS
Teatro Eva Herz - Livraria Cultura (Av. Paulista, 2.073 SP) - Quartas e Quintas, às 21h


VÍDEO OFICIAL
http://www.youtube.com/watch?v=Ns_x0rCxI8w

ENTREVISTA METRÓPOLIS / TV CULTURA
http://www.youtube.com/watch?v=vsZpFi7jo-U&feature=player_embedded

Com Mariana Terra e Carlos Vereza como "A Voz do Inconsciente" * Dramaturgia e Direção: Daniel Lobo Coreografia: Ana Botafogo * Trilha original: João Carlos Assis Brasil
Participações em vídeo de Ferreira Gullar e José Celso Martinez Corrêa

Estreia no Teatro Eva Herz o espetáculo

"Nise da Silveira – Senhora das Imagens"

Produção carioca tem Daniel Lobo na dramaturgia e direção, atuação de Mariana Terra, coreografias de  Ana Botafogo e trilha sonora de João Carlos Assis Brasil. Carlos Vereza, Ferreira Gullar e José Celso Martinez Corrêa têm participações especiais.

Mariana Terra em cena. A atriz tem forte ligação com Nise da Silveira desde criança

 

Nise da Silveira chegou na vida de Mariana Terra ainda na infância da atriz, quando seu pai, o psicanalista Raffaele Infante, um dos discípulos de Nise, usou do psicodrama  para "libertar" seus pacientes. A psiquiatra na época lutava por tratamentos mais humanos, fazendo das tintas instrumento para a catarse de seus pacientes-artistas. E boa parte deste enredo real, de uma trajetória ímpar, virou mote para a dramaturgia e concepção do espetáculo multimídia NISE DA SILVEIRA – SENHORA DAS IMAGENS que está em cartaz quartas e quintas às 21h no Teatro Eva Herz (Avenida Paulista 2.073, Livraria Cultura | Conjunto Nacional). A temporada paulista celebra os 60 anos do Museu de Imagens do Inconsciente, criado por Nise da Silveira e que teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1946. O projeto tem a chancela da SBPA e Museu de Imagens do Inconsciente.

 

Após temporadas de sucesso no Rio de Janeiro, Brasília, Alagoas e Espírito Santo, a peça, que une teatro, dança, canto, projeção de imagens e pantomima, chega pela primeira vez a São Paulo e revela ao grande público a história de uma das mulheres mais importantes do século XX: Nise da Silveira,  médica psiquiatra alagoana que virou referência no tratamento da esquizofrenia no Brasil ao implantar ateliês de pintura em hospitais psiquiátricos, contrapondo-se aos polêmicos tratamentos com eletrochoque aplicados nos pacientes, tipo de método vigente na época. A partir dos trabalhos artísticos surgidos desse processo, Nise iniciou um estudo profundo das expressões simbólicas das pinturas para penetrar no universo do inconsciente de cada um deles, o que, talvez, tenha sido o seu grande trunfo. "A força daquela mulher  revolucionou a psiquiatria através da arte e de um processo mais humanitário de cura, de um olhar para o seu semelhante, que não fosse um olhar tão duro, um olhar tão científico, mas um olhar de amor ao próximo", explica o diretor Daniel Lobo.

 

"Nise da Silveira – Senhora das Imagens" apresenta um painel dos acontecimentos marcantes na vida da psiquiatra. Fatos como a chegada ao Rio de Janeiro, em 1927, a amizade com Manuel Bandeira, a prisão no governo Getúlio Vargas, a aproximação com o escritor Graciliano Ramos e a relação com o psicanalista Carl G. Jung, estão na narrativa que culmina na consagração internacional das obras criadas por seus pacientes.

Criado pela Essencial Cia. de Teatro, o espetáculo tem direção e dramaturgia de Daniel Lobo (Prêmio APCA com o espetáculo "O menino detrás das nuvens"), atuação solo de Mariana Terra, coreografias da bailarina Ana Botafogo e trilha sonora inédita do pianista João Carlos Assis Brasil. Em cena, participações especiais do poeta e crítico de arte Ferreira Gullar (em vídeo), do ator Carlos Vereza, cuja voz, ouvida em off, dá vida ao psicanalista Carl Gustav Jung (que, inclusive, visitou o Museu de Imagens do Inconsciente, instituição criada por Nise da Silveira), importante referência na vida da psiquiatra e de José Celso Martinez Corrêa, admirador de longa data da psiquiatra. "Procuramos fazer do espetáculo um grande caleidoscópio, assim como era o trabalho da própria Nise", conta Daniel Lobo.

 

A concepção do espetáculo

A Essencial Cia. de Teatro concebeu espetáculo multimídia unindo teatro, dança, vídeo, canto e pantomima. Sobre o cenário de Ronald Teixeira são projetadas pinturas do Museu de Imagens do Inconsciente, concebidas por sete pacientes de Nise da Silveira, os quais eram apelidados por ela de "camafeus". A bailarina Ana Botafogo assina, pela primeira vez em seus 35 anos de carreira, coreografias para um espetáculo teatral. A cada dia de encenação três danças, de um total de sete, são apresentadas ao público. Portanto, dificilmente um mesmo espectador verá a mesma cena se voltar a ver a peça.

As pinturas desses camafeus de Nise da Silveira impressionam pela força das cores, das pinceladas, e foram considerados por Ferreira Gullar (que também é crítico de arte, além de poeta) e Mário Pedrosa (crítico de arte e literatura) como alguns dos maiores pintores brasileiros de seu tempo.

 

A ligação de Mariana com Nise

A ligação de Mariana com sua personagem vem do tempo em que a atriz era criança. Filha do também psiquiatra  Raffaele Infante, um dos discípulos de Nise, Mariana acompanhou a luta de seu pai (e a de Nise) pelo que é descrito no espetáculo como uma "psiquiatria mais humana".  Enquanto Nise fez das tintas instrumento para a catarse de seus pacientes-artistas, Raffaele usou do psicodrama para "libertar" seus pacientes. E boa parte desta trajetória foi acompanhada por Mariana. O embrião do projeto para este espetáculo começa para valer em 2008. O destino reuniu Daniel Lobo e Mariana Terra na mesma sessão de aula de ioga. Daniel comentou com a turma de que estava montando uma equipe para conceber um espetáculo que tratasse da vida de Nise. Mariana disse que conheceu Nise quando criança, que seu pai, Raffaele Infante foi um discípulo dela. E por coincidência da vida (ou não) Daniel Lobo conheceu Raffaele 20 anos antes, quando tinha 18 anos. A partir dessa história com ingredientes cármicos (ou de sincronicidade, como diria Jung), nasceu "Nise da Silveira – Senhora das Imagens".

 

Biografias

 

Mariana Terra

Formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e pela Escola de Dança Angel Vianna, Mariana Terra aperfeiçoou seu ofício no Centro de Teatro Ateneo, em Roma. Trabalhou ainda com Bruce Myers, parceiro de Peter Brook, no Workcenter of Jerzy Grotowski, em Pontedera, e no Grupo Potlach, em Fara Sabina. Aprofundou-se também com Claudio Di Maglio, um dos maiores nomes da Commedia Dell'arte. É co-fundadora do Aion Teater, companhia sediada na Itália.

 

Daniel Lobo

Por seu desempenho em teatro recebeu os prêmios APCA - Associação Paulista de Crí­ticos de Arte, Troféu Mambembe/Ministério da Cultura e Festival Nacional de Teatro de SP.  Idealizou o projeto "O Amante do Girassol", espetáculo poético-musical e CD homônimo em que reúne textos e canções de sua autoria interpretados por Amyr Klink, Dra. Zilda Arns, Monja Coen, Diogo Vilella, Reynaldo Gianecchini, Mariana Ximenes, Chico Anysio, Paulo Goulart e Eva Wilma, entre outros. Em TV, participou da novela "Esperança", sob a direção de Luiz Fernando Carvalho.

 

Ficha Técnica

Dramaturgia, concepção multimidia e direção: Daniel Lobo. Interpretação e co-dramaturgia: Mariana Terra. Coreografia: Ana Botafogo. Trilha original: João Carlos Assis Brasil. Participações de Carlos Vereza (Voz do Inconsciente) e Ferreira Gullar, José Celso Martinez Corrêa, Ednaldo Lucena e Gilray Coutinho (em vídeo). Preparação vocal: Angela Herz. Cenografia e figurino: Ronald Teixeira. Desenho de luz: Djalma Amaral. Percussão: Marco Lobo. Ensaiadora: Inês Pedroza. Edição: Personal Filme (Daniel Trindade) Realização: Essencial Companhia de Teatro.

 

Serviço

Nise da Silveira – Senhora das Imagens

Local: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura | Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073 - Bela Vista - São Paulo/SP

Temporada: de 01 de fevereiro a 29 de março de 2012, Quartas e Quintas, às 21h

Fone bilheteria: 11 3170-4059 Site: www.teatroevaherz.com.br e www.ingresso.com

Capacidade: 168 lugares (Quatro espaços para cadeirantes) Duração: 1h30 min

Classificação: a partir de 16 anos

Ingresso: R$50,00. Meia-entrada para estudantes, idosos, professores da rede pública de ensino e portadores de necessidades especiais

Horário de atendimento da bilheteria: de Terça a sábado: das 14h às 21h e domingos: das 12h às 19h

Acesso para deficientes/Banheiro para deficientes/Ar condicionado/Aceita todos os cartões/Não aceita pagamento em cheque.

 

ESSENCIAL COMPANHIA DE TEATRO

essencialteatro@gmail.com

(11) 5204-4493 / (21) 9607-9593

www.teatroevaherz.com.br                                                              www.senhoradasimagens.wordpress.com

 

Citações

"Mariana Terra, com um trabalho de categoria e graça, usa máscaras, dança e canto. Graciosa coreografia de Ana Botafogo. Encantadora música original de Assis Brasil"

O GLOBO - BARBARA HELIODORA

''Umas das montagens que mais me tocaram desde que exerço o ofício de crítico teatral. Intérprete brilhante. Das mais impactantes atuações que já assisti em toda a minha vida.''

LIONEL FISCHER – Crítico teatral

"Música, coreografia e texto inspirados. Belo tributo!"

REVISTA VEJA RIO - CARLOS HENRIQUE BRAZ

"Raras vezes me emocionei tanto vendo um espetáculo teatral."

GRACINDO JÚNIOR – Ator e diretor

"Espetáculo de carga emocional forte."

PAULO BETTI – Ator e diretor

"Final corajoso e emocionante. Interpretação da Nise é mediúnica."

BENILTON BEZERRA JR. – Psiquiatra

 

 

 

 




-

Essencial Companhia de Teatro

(21) 3181-4933 / 9607-9593

"Quero estar acordado no sonho e conduzir meus sonhos como um homem desperto!" - NISE DA SILVEIRA - SENHORA DAS IMAGENS

 




--
www.oitovidas.org.br



Att.,
Anne Brito

VOCÊ pode salvar uma vida!

"Sou só uma, mas ainda assim sou uma.


Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa.


E por, não poder fazer tudo, não deixarei de fazer o pouco que posso."

Nada + Nada = NADA
Pouco + Pouco = MUITO

Facebook Twitter Blogger
Contact me: Google Talk akmb1987 MSN SwatGirl_2003

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar no blog, por favor deixe um email, telefone, qualquer coisa para que possamos passar seu apelo adiante, ok? E lembrem sempre: qualquer problema ou duvida em relação ao post, ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR DO POST, NAO COMIGO (DONA DO BLOG), pois muitas vezes não tenho como/não sei responder, e acabo não ajudando em nada :(

ShareThis