Traduza para / Translate to:

Boo-box

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Donos de gatos x Donos de cães - Adotar e Amar

english mobile

 
 

Enviado para você por sweetygirl através do Google Reader:

 
 



Calma, nossa intenção não é gerar nenhuma polêmica (ou será que é?), mas relatar um pouco da nossa experiência com doações de cães e gatos.

Nós já falamos sobre o preconceito em relação à gatos de raça e S.R.D.'s. Existem aqueles que preferem determinadas raças e existem os ardorosos defensores dos "mix" (pra quem não leu, é só clicar aqui).



É fato conhecido para todos os donos de gatos que muita gente não gosta deles. É claro que tem gente que também não gosta de cães mas, essas pessoas geralmente não gostam de bicho nenhum.

O fato é que, de cada dez cães que encontram um lar através do Miaaudote, só um gatinho tira a sorte grande. Ficamos exultantes quando aparece um cadastro de alguém querendo adotar um bichano.

Quando promovíamos feiras de adoção, os gatinhos eram sempre os últimos a serem adotados. A maioria acabava tendo que voltar outra vez. Gatos adolescentes ou adultos então... Por outro lado, se havia uma ninhada de cãezinhos, quase dava briga.

Dos seis gatos que temos em casa, apenas dois são resultado de uma "adoção ativa". Os outros quatro estão conosco por "adoção passiva" (não vamos citar nomes aqui para não traumatizá-los). Foram gatinhos que, a princípio, deveríamos doar, mas que não encontraram quem os quisesse. Bem, nós os quisemos.

Mas existe um lado bom nisso tudo: gatos são menos adotados, mas são melhores adotados.

O que foi que notamos com o feedback das feiras que fazíamos e do nosso blog? Muitas pessoas adotam cães (filhotes, principalmente) por impulso, para dar de presente, para vigiar a casa (às vezes uma obra, onde não mora ninguém), porque o filho pediu um ou, simplesmente para ter um cão em casa (afinal, toda família tem um, não é?). Ao investigarmos como estavam os animais algum tempo depois de serem adotados, descobrimos vários cães que foram doados novamente para outras pessoas, porque o filho cansou do cãozinho, ou porque ele cresceu demais, ou porque ele fazia xixi dentro de casa. Outros, que foram adotados enquanto filhotes sob o compromisso por escrito de que seriam castrados quando atingissem a idade adequada, não estavam castrados e alguns até foram colocados para reproduzir. Convencer um adotante de um cão a castrá-lo muitas vezes é um exercício de paciência.

É claro que isso não é regra. A maioria foi muito bem adotada.

Mas o interessante é quando se compara com as adoções de gatos. Ninguém adota um gatinho por impulso. A esmagadora maioria das pessoas que nos procuram interessados em adotar um bichano é extremamente consciente, inclusive na questão da castração.

Todo mundo gosta de cães (inclusive quem gosta de gatos). Mas donos de gatos são diferentes. Eles criam blogs e perfis em redes sociais para seus felinos. Criam blogs sobre gatos e suas curiosidades (não é Lauesg?). Conhecem os mínimos detalhes da personalidade de cada um de seus bichanos.

É, todo mundo gosta de cães. Mas quem gosta de gatos é apaixonado por eles. E não só pelos seus gatos, mas por todos os felinos.

O blog americano hunch criou, baseado em questionários, um infográfico muito legal sobre as diferenças entre donos de cães (dog people) e donos de gatos (cat people). Algumas curiosidades:

Donos de cães tendem a ser em sua maioria, homens. Donos de gatos, mulheres.
Donos de cães tendem a ser mais conservadores. Donos de gatos, mais liberais.
Donos de cães tendem a ser mais extrovertidos. Donos de gatos, mais introvertidos.
Ambos são entusiastas de redes sociais, mas donos de gatos twitam mais.



Clique na imagem aí em cima, acesse o infográfico completo e veja se você se identifica ou discorda da pesquisa.



Um abraço.

Carol e Allan
http://miaaudote.blogspot.com/
twitter: @miaaudote

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar no blog, por favor deixe um email, telefone, qualquer coisa para que possamos passar seu apelo adiante, ok? E lembrem sempre: qualquer problema ou duvida em relação ao post, ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR DO POST, NAO COMIGO (DONA DO BLOG), pois muitas vezes não tenho como/não sei responder, e acabo não ajudando em nada :(

ShareThis