Traduza para / Translate to:

Boo-box

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Resposta da Angela Caruso (repassada a pedido da própria) e réplica: VERDADES E MITOS - REFORMA DO CÓDIGO PENAL X LEI AMBIENTAL (repasse livre)

english mobile



From: elianasantista [mailto:elianasantista@gmail.com]
Sent: Monday, May 07, 2012 8:59 AM
To:
angelacaruso@terra.com.br
Subject: Resposta da Angela Caruso (repassada a pedido da própria) e réplica: VERDADES E MITOS - REFORMA DO CÓDIGO PENAL X LEI AMBIENTAL (repasse livre)

Angela,

Imagino haver um equívoco na sua interpretação do meu email. Não há nenhuma intenção de afrontar ninguém. E onde você lê desocupada, entenda-se preocupada.

O Crueldade Nunca Mais está divulgando petição e abaixo-assinado porque rumores indicam que a Lei de Crimes Ambientais está sendo ameaçada.
Imagino que as pessoas que são contrárias ao apoio de "rumores" também tenham o direito de se manifestar. Principalmente depois do próprio relator classificar como boato o que está se espalhando na internet.

Nem todas as pessoas tem condições de procurar várias fontes de informação para formarem a sua opinião, portanto, visões diferentes são válidas nas formações de opinião.

Eu, particularmente entendo que mobilizações da população são primordiais na causa animal. Mas também acredito que, por serem difíceis de serem organizadas, devem ser usadas nos momentos certos. Momentos em que algo real esteja em pauta.

O Crueldade Nunca Mais mobilizou todo um país para uma petição, agora mobiliza de novo para um abaixo-assinado. E eu pergunto? Pra que? A petição não vale de nada e por isso agora precisa ser substituída por assinatura física? Ora, se esse era o caso, porque não partir diretamente para as assinaturas? E se não foi esse o motivo, quantas serão as assinaturas em duplicata para o caso de entregarem petição e abaixo-assinado? 
Futuramente, quando o anteprojeto virar projeto, mais uma mobilização será necessária, e depois outra, na hora da votação no Legislativo e aprecicão do Executivo.
Quantas vezes as pessoas precisarão assinar um papel pra que a Lei de Maus Tratos (9605/98 artigo 32 - considerada extravagante pela Reforma do Código Penal) seja mais punitiva quando incorporada ao Código Penal? Se é que será!

Minha opinião é de que no momento em que coisas concretas estejam em jogo, mobilizemos a população.

No meio desse emaranhado de informação, muitos não sabem nem o que estão assinando. Aliás, se a carta já foi entregue com a petição, o que será entregue com o abaixo-assinado?

Tiraríamos muito mais proveito se essa mobilização focasse em pressionar Prefeituras e CCZs para que programas de controle populacional em massa e Leis de Posse Responsável fossem instituidas. Perigo real e atual que através de pressão, principalmente nesse ano de eleições municipais, poderia ser amenizado.

Eliana Toledo
Ativista da Causa Animal - NYC


2012/5/4 Angela Caruso <angelacaruso@terra.com.br>
Cara Eliana,

O que for VERDADE cabe a vc decidir após ter lido e ouvido.

O que for MITO, também cabe a vc decidir após ter ouvido e lido.

Quanto ao "terrorismo" vou deixar o bolinha bater no outro lado da mesa...

Já,  as organizações que são apoiadoras e militantes desta campanha inicial da construção do novo código penal, certamente já identificaram o que VERDADE e o que possa ser MITO. Portanto, já tomaram posição e estão trabalhando.

Espero que ao decidir qual o seu caminho possa contribuir na mesma luta.

O que acho que não pode, e eu estou vendo seus comentários em vários locais, é perguntar o que voce certamente já sabe ou já acredita ser VERDADE.
Neste momento criar polêmica a fim de ter com o que se ocupar, ou por questões pessoais afrontar alguém do grupo, considero perda de um tempo valioso para quem se dedica aos animais, né não???

obrigada pelo contato e, por favor, transmita a seus contatos, ele não verão a minha resposta.

Angela Caruso



On Sex 04/05/12 11:20 , elianasantista elianasantista@gmail.com sent:
Hoje recebi um email que finalmente põe um ponto final nesses "rumores" que aterrorizaram todos na Proteção Animal.
Esclarece essa loucura que anda circulando por aí.
Primeiro seria PL para Lei Popular, depois seria a vez da Petição, e agora é o Pedágio para assinaturas físicas.
Alguns emails salientam a Carta pelos direitos dos animais e outros cometem a insanidade de justificar o pedágio argumentando sobre a Lei Popular que o Crueldade
Nunca Mais descartou em abril.
São informações tão desencontradas, que fica difícil entender tudo isso.

A PROTEÇÃO PRECISA SE MANIFESTAR SIM, NO MOMENTO OPORTUNO.
MOBILIZAR REQUER ENERGIA, E NA HORA NECESSÁRIA, NÃO HAVERÁ MAIS COMOÇÃO DAS PESSOAS.

O GRITO DO BICHO CALOU O MEU GRITO, PORQUE ME DEU AS RESPOSTAS QUE TANTO PROCUREI.

AS PALAVRAS NÃO SÃO MINHAS, SÃO DO RELATOR DA COMISSÃO DA REFORMA DO CÓDIGO PENAL.

Sheila Moura entrevista o Relator da Comissão de Reforma do Código Penal
http://www.ogritodobicho.com/2012/05/sheila-moura-entrevista-o-relator-da.html#more

No item 6 da postagem da Sheila existe a gravação da conversa entre ela e o relator da Comissão do Anteprojeto da Reforma do Código Penal.
Aconselho que todos ouçam a entrevista e atentem-se para as palavras do Relator

2:11min: Boato, não tem fundamento (se referindo ao retrocesso da Lei Ambiental)
2:50min: O movimento concreto que a Comissão (da Reforma do Código Penal) adotou até aqui foi no sentido oposto à descriminalizar (a Lei Ambiental).
4:02min: A Cominssão não vai descriminalizar condutas contra o Meio Ambiente.
8:47min: (Sobre as datas divulgadas pelo Pedágio, de 7 a 10 de maio) A pauta das reuniões de 7, 10 e 11 de maio serão de crimes contra inabilidade pública.
              Nesse momento não há proposta sobre crimes contra o meio ambiente.
13:20min: Isso que anda circulando na internet tem natureza jurídica de BOATO. Não tem a menor procedência.
14:05min: Haverá um momento mais apropriado (para manifestação popular)

E agora? Será que entidades como Movimento Nacional de Proteção e Defesa Animal (MNPDA), WSPA, PEA, QUINTAL DE SÃO FRANCISCO, INSTITUTO NINA ROSA e tantos outros irão se posicionar quanto a isso?

Eliana Toledo
Ativista da Causa Animal - NYC

 

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar no blog, por favor deixe um email, telefone, qualquer coisa para que possamos passar seu apelo adiante, ok? E lembrem sempre: qualquer problema ou duvida em relação ao post, ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR DO POST, NAO COMIGO (DONA DO BLOG), pois muitas vezes não tenho como/não sei responder, e acabo não ajudando em nada :(

ShareThis