Traduza para / Translate to:

Boo-box

domingo, 4 de dezembro de 2011

Fwd: A luta pela execução do Projeto postos veterinários de proteção aos animais

english mobile



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: José Franson <fransonvegan@gmail.com>
Data: 23 de novembro de 2011 16:43
Assunto: A luta pela execução do Projeto postos veterinários de proteção aos animais
Para:


Jornal O Progesso de tatuí - A luta pela execução do Projeto postos veterinários em tatuí


Próximo evento em tatuí -  Sábado - 3 de dezembro - 16 hs - Ao lado da prefeitura tatuí - Compareça - Você faz diferença - Por amor e compaixão - Pelo fim da crueldade com os animais abandonados - Para que nosso Prefeito Gonzaga execute o "Projeto postos veterinários de proteção aos animais" - Milhares de animais deixarão de serem aprisionados e mortos se você comparecer. - Não espere que outros lutem - Participe. Grato.

Manifestantes pedem proteção a animais
Integrantes solicitam junto a Prefeitura Municipal instalação de postos veterinários




No dia 8 deste mês, a "Família Amigos dos Animais" realizou a segunda manifestação pública pela implantação, por parte da municipalidade, do projeto "Postos Veterinários de Proteção aos Animais". O grupo teria protocolado a proposta junto à Prefeitura no dia 14 de fevereiro deste ano e, 265 dias depois, ainda não teria recebido resposta.

Com o objetivo de convencer o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo a executar o projeto, o grupo planeja novas manifestações em frente ao paço municipal. Segundo informações divulgadas pela coordenação do grupo, os atos públicos estão agendados para o primeiro sábado de cada mês. A primeira manifestação aconteceu em outubro.

José Franson, coordenador da Família Amigos dos Animais, explica que a proposta tem por objetivo solucionar o problema dos animais – cães e gatos, principalmente – abandonados na cidade. Para isso, prevê "esterilização inicial de ajuste" de 80% da população canina e felina do município. As cirurgias seriam gratuitas, realizadas por veterinários contratados pela Prefeitura.

Na sequência, conforme o projeto, seriam instalados quatro postos veterinários "simples" (com um profissional veterinário e um atendente). Eles seriam responsáveis por monitorar a eventual volta de animais às ruas e realizar consultas gratuitas.

Para o coordenador do grupo, os responsáveis pelos postos seriam "verdadeiros protetores de animais". Eles realizariam ações de combate a maus tratos e organizariam a "rede de lares provisórios de protetores", para os quais seriam encaminhados os cães e gatos resgatados das ruas.

"Em Tatuí, mesmo que a Prefeitura faça um programa de castração em 6.000 animais, sem o necessário planejamento e sem a implantação dos postos para o correto monitoramento, não irá resultar em avanços para o fim do abandono", argumenta Franson.

De acordo com ele, o projeto tem custo relativamente baixo. "Fica mais barato para a Prefeitura executar este projeto do que continuar aprisionando e matando os animais no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)", sustentou.

Segundo a avaliação de Franson, atualmente Tatuí não possui política pública para animais abandonados. Ele classifica os CCZs como "instituições medievais" e faz criticas ao fato de que, segundo ele, os centros são utilizados apenas para aprisionar e matar animais abandonados.

"Isso acontece por falta de um projeto alternativo que solucionasse o abandono, indo na raiz do problema, que é a superpopulação animal", argumentou o coordenador do grupo.

A execução do projeto Postos Veterinários de Proteção aos Animais, conforme Franson, seria uma solução de "baixíssimo custo, totalmente viável em todos os municípios, do maior ao menor".

No entanto, a avaliação do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo não é a mesma. Embora afirme que ainda não recebeu a proposta oficialmente, apenas por e-mails, ele considera o projeto incompatível com os padrões do município. "Não temos as mínimas condições financeiras", afirmou.

Gonzaga argumentou, ainda, que não conhece nenhum lugar do país onde um projeto deste tipo tenha mostrado viabilidade. "Querem começar por Tatuí, mas entendo que, neste momento, a cidade possui outras prioridades, não colocando em questão o mérito desta proposta".

No momento, a instalação dos postos veterinários é o único item da proposta da Família Amigos dos Animais. No texto original, publicado pelo grupo em sua página na internet, dia 13 de fevereiro, havia outras reivindicações. De acordo com o coordenador, elas foram retiradas para "facilitar o início do diálogo".

Entre os pontos retirados do projeto, está a contratação de um instituto, proibição de circos e rodeios na cidade, implantação de uma delegacia especializada em combater maus tratos a animais e a criação, em caráter de urgência, da Secretaria Municipal de Defesa dos Animais.

"Se focarmos em várias frentes, com muitos pedidos, certamente não seremos bem-sucedidos em nenhum. Por isso, decidimos por centrar toda nossa luta em solucionar o cruel sofrimento dos animais abandonados, através da execução do projeto Postos Veterinários de Proteção aos Animais", explicou Franson.

De acordo com as informações divulgadas, o grupo conta atualmente com a participação de 3.094 tatuianos. A próxima manifestação – o grupo evita o termo "protesto" – está agendada para o dia 3 de dezembro, às 16, ao lado da Prefeitura.
Fonte -  Jornal O Progresso de Tatuí - 20 novembro 2011
####
José Franson - A família amigos dos animais de Tatuí agradece muito ao prestigiado jornal "O Progesso de Tatuì". Jornalismo com ética e responsabilidade social.

Temos certeza que a matéria irá colaborar para  o início de diálogo amistoso e produtivo com nosso Prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, para que execute integralmente o 'Projeto postos veterinários de proteção aos animais' - Solução ética e definitiva para o sofrimento dos animas abandonados. Que assim seja...Amém...

Atenciosamente,

José Franson - Tatuí - SP 
Campanha nacional permanente - "Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais" Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)
Para não receber nossos emails, por favor responda e escreva Remover no assunto. Grato.



Att.,
Anne Brito
"Sou só uma, mas ainda assim sou uma.

Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa.

E por, não poder fazer tudo, não deixarei de fazer o pouco que posso."

Nada + Nada = NADA
Pouco + Pouco = MUITO
Facebook Twitter Blogger
Contact me: Google Talk akmb1987 MSN SwatGirl_2003

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar no blog, por favor deixe um email, telefone, qualquer coisa para que possamos passar seu apelo adiante, ok? E lembrem sempre: qualquer problema ou duvida em relação ao post, ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR DO POST, NAO COMIGO (DONA DO BLOG), pois muitas vezes não tenho como/não sei responder, e acabo não ajudando em nada :(

ShareThis