Traduza para / Translate to:

Boo-box

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NOTA SOBRE A TOXOPLASMOSE

english mobile


NOTA SOBRE A TOXOPLASMOSE
 
A AVA- Associação Voz Animal alerta a população de Cuiabá e esclarece que a toxoplasmose não deve ser chamada, nem considerada, "a doença do gato".  Expressões desse tipo, além de incorretas, podem disseminar uma onda de abandono de animais e também de práticas cruéis contra os felinos.   Por isso, seguem algumas informações sobre a toxoplasmose.
 
A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii.  O gato e os felinos em geral realmente são os únicos animais nos quais o protozoário completa seu ciclo, ou seja, é eliminado no ambiente pelas fezes.  No entanto, o veterinário Guilherme Souza explica que essa eliminação só se dá quando o animal está imunodeprimido.  "Essa fase, em que as defesas do organismo do animal ainda estão baixas, geralmente é entre os três e seis primeiros meses de vida.  Depois dessa fase, ele só elimina se estiver em alguma situação de baixa de imunidade".
 
Vale ressaltar que um gato só é contaminado pela toxoplasmose se ingerir carnes cruas ou outros animais contaminados, como ratos.  Ou seja, o protozoário Toxoplasma gondii não está presente no organismo de todos os gatos.
 
Além disso, a contaminação pelas fezes do gato só se dá a partir da ingestão de dejetos que tenham ficado no ambiente por no mínimo 48 horas.
 
"A melhor maneira de combater a toxoplasmose é a higiene", destaca o veterinário, lembrando que a doença é transmitida aos humanos principalmente através do consumo de alimentos contaminados, como carnes cruas e vegetais não higienizados. Veja as recomendações para evitar a contaminação tanto de pessoas quanto dos felinos:
 
Limpar diariamente a caixa de areia dos felinos
Manusear a caixa de areia sempre com luvas
Lavar bem as mãos após realizar a limpeza da caixa de areia
Eliminar as fezes em lixo seguro
Proteger as areias de parques e construção para evitar que os gatos depositem fezes nestes locais
Evitar que seu animal tenha acesso à rua
Evitar que seu gato coma alimentos crus
Evite ingerir alimentos crus ou mal cozidos
Evitar o consumo de carnes cruas ou mal passadas
Consumir água potável
Lavar as mãos após manipular carne crua, terra ou areia
Mulheres grávidas devem evitar contato com fezes de gatos
 
A Secretaria de Saúde de Cuiabá divulgou ainda que a toxoplasmose pode apresentar-se de forma assintomática ou evoluir para manifestações sistêmicas graves. A soroprevalência pode alcançar 90% em algumas regiões do país. Estima-se que de 70 a 95% da população estão infectados, mas a doença pode nunca se manifestar. Isso acontece porque a pessoa entrou em contato com o protozoário e desenvolveu os anticorpos para a doença – eles ficam no corpo para a vida toda.  "É impossível a pessoa ser contaminada apenas pelo contato com o seu gato", resume o Guilherme Souza.
 
Acariciar um felino, ser arranhando ou até mesmo levar uma mordida não são meios de contágio.  A proximidade com o animal não transmite o protozoário, que está presente apenas nas fezes.  Por isso, não estimule o preconceito contra os gatos nem abandone seu animal.  Como os seres humanos, ele também é uma vítima em potencial do protozoário e merece ser protegido.

--
Equipe AVA

Visite o site da AVA e veja todos os animais disponíveis para adoção: www.avamt.org.br

Contribua para a manutenção das atividades da AVA: Banco do Brasil, ag. 1216-5, c/c 36000-7

Para receber boletos bancários para contribuição, mande e-mail com seu nome, endereço, tel. e valor da contribuição mensal.

Caso vc não queira mais receber e-mails da AVA, mande resposta com o texto "não quero receber e-mails"

A Associação Mato-grossense Voz Animal é afiliada à WSPA - World Society for the Protection of Animals (www.wspabrasil.org)


0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar no blog, por favor deixe um email, telefone, qualquer coisa para que possamos passar seu apelo adiante, ok? E lembrem sempre: qualquer problema ou duvida em relação ao post, ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR DO POST, NAO COMIGO (DONA DO BLOG), pois muitas vezes não tenho como/não sei responder, e acabo não ajudando em nada :(

ShareThis