O Curso Introdutório de Redução de Risco para Animais em Situações de Desastres, promovido pela WSPA no Rio de Janeiro nos últimos dias 4 e 5 de agosto, reuniu autoridades da Defesa Civil, bombeiros e policiais militares locais e de outros municípios, representantes da Cruz Vermelha, de ONGs de proteção animal e de Instituições de Ensino e Pesquisa.
Marcando o encerramento da atuação da WSPA na Região Serrana do Estado do Rio após as fortes enchentes no início deste ano, o encontro contou com a presença de profissionais como o Diretor de Operações de Desastres nas Américas da WSPA Gerardo Huertas, e o Coronel da Defesa Civil Colombiana, Carlos Eduardo Matiz, que compartilharam experiências bem-sucedidas em Gerenciamento de Desastres ocorridos em outros países. Os participantes concluíram que o Brasil necessita implantar políticas públicas, treinamento e trabalho conjunto entre as entidades e autoridades para a inclusão dos animais durante o enfrentamento de desastres naturais.
A WSPA mostrou a relevância do bem-estar animal para o desenvolvimento sustentável e incluiu o tema na pauta de discussões da 64ª Conferência Anual do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas para Organizações Não-Governamentais – conhecida como Declaração de Bonn, entre 03 e 05 de setembro, em Bonn, na Alemanha.
A WSPA ainda promoverá um encontro em outubro, em Nova Iorque, para intensificar o diálogo sobre o assunto junto a delegações de diversos países.
Após tomar conhecimento de uma reunião com o Ibama nos dias 18 e 19 de agosto, convocada por criadores de passarinhos para alterar o conteúdo da Instrução Normativa 15/2010 (IN 15), a WSPA mobilizou seus apoiadores para uma ação online, buscando impedir que houvesse a revogação da IN 15/2010.
A regulamentação restringe, entre outros aspectos, o número de espécies de passeriformes com permissão para serem comercializadas legalmente. Manifestando repúdio a um possível retrocesso na legislação que favorece os animais, mais de 10.500 pessoas escreveram ao Ibama solicitando que o órgão mantivesse os avanços trazidos com a IN 15. Graças à sua ajuda, o resultado da reunião foi favorável: tanto o limite do número de espécies passíveis de comercialização quanto a exigência de que os animais possam alçar pequenos voos permanecem no texto da IN 15.
No último dia 8 de agosto, a Rede Municipal de Ensino Fundamental de Petrópolis, no Rio de Janeiro, recebeu uma capacitação em Educação para o Bem-Estar Animal da WSPA.
Fruto de uma parceria entre a WSPA, sua ONG parceira local AnimaVida, e a Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, o workshop é parte do Programa PrimeirosConceitos em Bem-Estar Animal da WSPA, que visa a preparar professores do Ensino Fundamental para, através de suas aulas, estimular nos alunos a compaixão, o senso de justiça e o respeito pelos animais e pelas pessoas.
Desde que a WSPA expôs, em maio, a crueldade praticada contra animais destinados à exportação na Austrália, quase 100 mil apoiadores de todo o mundo escreveram ao Governo Australiano pedindo pelo fim da exportação de gado vivo.
Das 100 mil, 12 mil pessoas aderiram à Corrente Humanitária Global. Para participar, era preciso enviar para o site da campanha uma foto com os braços bem abertos, formando uma grande corrente humana pelo fim da crueldade contra os animais. Só do Brasil, foram registradas 700 lindas fotografias enviadas de diversos Estados do país.
A WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal visa construir um mundo onde o bem-estar animal importe e os maus-tratos contra os animais tenham fim, através de campanhas e cooperação com parceiros e fóruns regionais, nacionais e internacionais. Reconhecida como órgão consultivo no Conselho Europeu, a WSPA colabora também com governos de vários países e com as Nações Unidas. Para mais informações sobre a WSPA, acesse www.wspabrasil.org.
Adicione por favor o email wspabrasil@wspaupdates.org à sua lista de contatos para impedir que as mensagens da WSPA sejam identificadas como spam. Clique aqui para mais informações.
Este email foi enviado para: akmb1987.respanimal@blogger.com
Este email for enviado pela: Sociedade Mundial de Proteção Animal - WSPA Av. Princesa Isabel, 323 / 801 Copacabana, 22.011-901 Rio de Janeiro - RJ - Brasil Tel/Fax: +55 21 3820-8200 E-mail: wspabrasil@wspabr.org
Nós respeitamos seu direito à privacidade - veja nossa política - veja nossa poltica
Ao comentar no blog, por favor deixe um email, telefone, qualquer coisa para que possamos passar seu apelo adiante, ok? E lembrem sempre: qualquer problema ou duvida em relação ao post, ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR DO POST, NAO COMIGO (DONA DO BLOG), pois muitas vezes não tenho como/não sei responder, e acabo não ajudando em nada :(
Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.
0 comentários:
Postar um comentário
Ao comentar no blog, por favor deixe um email, telefone, qualquer coisa para que possamos passar seu apelo adiante, ok? E lembrem sempre: qualquer problema ou duvida em relação ao post, ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR DO POST, NAO COMIGO (DONA DO BLOG), pois muitas vezes não tenho como/não sei responder, e acabo não ajudando em nada :(