Traduza para / Translate to:

Boo-box

quarta-feira, 1 de junho de 2011

FW: Quem tiver abrigo pode pedir ajuda ao Estado

english mobile



 Nada beneficiará tanto
 a    saúde    humana   e
aumentará  as chances
de sobrevivência da vida
na terra quanto a evolução
para uma dieta vegetariana.
A ordem de vida vegetariana,
por seus efeitos físicos,
influenciará o temperamento
dos homens de uma tal maneira
que melhorará em muito o
destino da humanidade.
(Albert Einstein)

Proteja o meu endereço como protejo o seu!Use Cco.                                                                                                                             




 


Date: Mon, 30 May 2011 20:37:25 -0300
Subject: Quem tiver abrigo pode pedir ajuda ao Estado
From: To:

Amigos
Vcs se lembram do caso de ILHABELA - S.P., em que o Juiz deu ganho de causa a um abrigo de animais e determinou que a Prefeitura construisse um novo abrigo e doasse
ração para eles ?
Agora, em Caxias do Sul, temos outro exemplo de decisão Judicial, favorável aos animais, quando  reconhece através de ação movida pelo Ministério Público, o DEVER do Estado, determinado pela Constituição Federal, em cuidar de nossa Fauna e de nossa Flora.
Por isso, quem tiver abrigo e estiver com dificuldades,deve entrar com ação no Ministério
Público pedindo ajuda ou ressarcimento ao Estado.
Pode procurar esclarecimentos na Justiça Gratuita. 
ATUALMENTE A PREFEITURA DE CAXIAS DE SUL, CASTRA E CHIPA ANIMAIS DE RUA. 700 castrações mensais são patrocinadas pela Prefeitura de Caxias do Sul, que ainda repassa 25 mil mensais p a ONG SOAMA, além de ter cedido um local p abrigar os cães.
 Ano passado, foram castrados 5.479 caninos e 4.643 felinos."
Com a interferência do Ministério Público, é possivel , sim !!!

Beth Ribas



COMUNICADO DO MINISTÉRIO O À IMPRENSA
 

Estado do Rio Grande do Sul

Ministério Público


Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
terá que realizar obras na Chácara 
da SOAMA



Após a comprovação da degradação ambiental que vem ocorrendo em área
 municipal e das más condições em que estão abrigados os cachorros
recolhidos pela Soama, Sociedade Amigos dos Animais, a Prefeitura de
Caxias do Sul foi condenada a uma indenização pelos danos causados ao meio ambiente. O valor será apurado em liquidação de sentença, além disso, a prefeitura terá que providenciar a reformulação da chácara.

Denúncia

Motivado por denúncias de vizinhos do local e da própria Soama, o
Ministério Público de Caxias do Sul, por meio da titular da 1ª Promotoria
de Justiça Especializada, Janaina De Carli dos Santos, moveu uma Ação
Civil Pública contra o Município de Caxias do Sul, solicitando melhorias
na chácara, a fim de cessar os danos ambientais e os maus tratos aos
animais que ali se encontram abrigados.

As reclamações foram referentes à contaminação das águas, odor,

maus-tratos dos animais, entre outros problemas ambientais. Sendo assim, o MP de Caxias do Sul solicitou que o município tomasse as providências específicas para diminuir a degradação ao meio ambiente.

Em sentença proferida na ação civil pública, em 25 de maio do corrente

ano, a Juíza de Direito da 2ª Vara da Fazenda Pública de Caxias do Sul,
Maria Aline Fonseca Bruttomesso, deixou claro que a responsabilidade
pelas melhorias são totalmente do município pois, "a precaução e a
prevenção de danos ambientais são obrigações do Poder Público e da
coletividade. Ocorre que estes foram violados pelo Poder Público, uma vez
que deixou de fiscalizar a área da Chácara da SOAMA, 
sendo sua
responsabilidade e obrigação a precaução e a prevenção de danos
ambientais". Ela também afirma que, além do princípio da legalidade, foi
violado o da moralidade, pois a preservação do meio ambiente com o
objetivo de manter a sustentabilidade social é uma obrigação moral da
Administração Pública.


Maiara Calgaro
Assessoria de Imprensa
Ministério Público - Região da Serra
imprensacaxiasdosul@mp.rs.gov.br

 
 

-- Justiça sentencia prefeitura a revitalizar abrigo de animais em Caxias do Sul

 
x ADRIANO DUARTE - adriano.duarte@pioneiro.com

Daniela Xu, Jornal Pioneiro04.06.2010 - O município foi condenado pela Justiça a reformar a chácara da Soama e oferecer melhores condições para os 1,8 mil cães e gatos abrigados na entidade. Chamada de favela de cães por jornalistas ingleses, a chácara entrou em colapso pela falta de estrutura e de recursos financeiros. A sentença da juíza Maria Aline Fonseca Bruttomesso, tornada pública ontem, julga procedente a ação civil pública movida pelo Ministério Público (MP) ainda em 2008. O município pode recorrer, uma vez que a decisão é de primeira instância.

Além de a Justiça exigir melhorias na infraestrutura, o município terá de pagar uma indenização pelos danos ambientais. Um inquérito civil instaurado pela promotora de Justiça Janaína De Carli dos Santos apontou contaminação da água e do solo provocada pelos dejetos dos animais e pela ausência de um sistema de tratamento do esgoto. O valor da indenização, a ser repassada ao Fundo Estadual do Meio Ambiente, será calculado em liquidação de sentença.

A condenação foi comemorada pela Soama. A entidade virou destaque internacional depois que agência de notícias Reuters publicou uma reportagem sobre a degradação da chácara no dia 20 de maio.

— Estamos muito contentes com a decisão. Espero que isso nos ajude a melhorar a situação dos cães e gatos que foram abandonados pelas pessoas — comemora a diretora de marketing da Soama, Natasha Valenti.

Durante o trâmite da ação, a procuradoria-geral do município tentou alegar que a responsabilidade pela manutenção e recuperação da chácara era de competência exclusiva da entidade. A prefeitura se eximiu da responsabilidade justificando o repasse mensal de R$ 25 mil à Soama por meio de um convênio, valores considerados insuficientes para manter a chácara.

A juíza, porém, entendeu que é dever moral do poder público a preservação do meio ambiente como forma de garantir a sustentabilidade social, o que inclui um melhor tratamento para os animais. Na sentença, a magistrada destaca que o município deixou de fiscalizar a chácara, apesar de ser responsabilidade a prevenção de danos ambientais.

Maria Aline ainda determina que as reformas sejam feitas em caráter de urgência, pois a situação representa risco à saúde pública. A diretoria da Soama pretende se reunir na próxima semana com representantes da prefeitura e do MP para encontrar uma solução a curto prazo.
 
A promotora de Justiça Janaína De Carli dos Santos diz que a ação civil pública foi o único meio que restou ao Ministério Público (MP) para amenizar a degradação da chácara da Soama. Ela lembra que houve várias tentativas com a prefeitura e a Soama para solucionar o problema amigavelmente, o que não ocorreu. Janaína ingressou com a ação em janeiro de 2008, embasada por denúncias de vizinhos da chácara e por integrantes da entidade que reclamavam da contaminação das águas, do forte odor e de maus-tratos aos animais. 
 


 

As exigências do MP

:. Recuperação dos danos ambientais.

:. Revitalização da chácara: a própria prefeitura apresentou ao Ministério Público em 2005 um projeto de revitalização, com previsão de construção de canis e de um sistema de tratamento de efluentes, mas nunca executou a proposta.

:. Medidas paliativas: o MP determina que a prefeitura tome medidas paliativas para reduzir o dano ambiental na chácara, enquanto o projeto de revitalização não fica pronto.

:. Verba reservada para a revitalização: o MP pede que a prefeitura preveja no orçamento recurso para executar as mudanças na chácara da Soama. A promotoria pede que seja reservado pelo menos um terço do valor do projeto.

:. Programa de castração: a ação determina que a prefeitura coloque em prática,  um projeto de castração a ser executado em bairros, principalmente de periferia, onde o número de cães e gatos soltos é grande. A secretária municipal da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, ressalta que esse projeto já é executado pelo município e vem sendo aumentado gradativamente.
 

Fonte: Jornal Pioneiro - Grupo RBS


 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar no blog, por favor deixe um email, telefone, qualquer coisa para que possamos passar seu apelo adiante, ok? E lembrem sempre: qualquer problema ou duvida em relação ao post, ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR DO POST, NAO COMIGO (DONA DO BLOG), pois muitas vezes não tenho como/não sei responder, e acabo não ajudando em nada :(

ShareThis