Traduza para / Translate to:

Boo-box

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Preconceito... Gatos de Raça - Adotar e Amar

english mobile

 
 

Enviado para você por sweetygirl através do Google Reader:

 
 




Vamos falar de preconceito.

Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou estranhos. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.


De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial: "Todos os alemães são prepotentes", "todos os norte-americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios".

Quando começamos a nos interessar pelo problema dos animais abandonados descobrimos que, lidar com esse problema é lidar com gente. E gente tem preconceito. De todo tipo.

Muita gente tem preconceito em relação a gatos: "Todos os gatos são traiçoeiros", "todos os gatos gostam da casa e não dos donos". Qual dono de gato nunca ouviu isso?

E todos sabem que existe preconceito em relação aos animais sem raça definida, certo?

Mas o fato é que, do outro lado também tem. Tem gente que atravessa a rua para não cruzar com um dono de um animal de raça. Para essas pessoas "todo dono de animal de raça é vaidoso e superficial".

Com os donos de gatos de raça a situação é ainda pior. Você pode ter um Pastor Alemão, um Boxer ou um Poodle, mas se você for dono de um Maine Coon ou de um Sagrado da Birmânia, você é o supra-sumo da superficialidade (e, se você for homem, ainda por cima é gay). Isso é preconceito e todo preconceito é ruim.

Nós somos a favor da adoção e defendemos os gatinhos sem raça definida, mas isso não significa que todo dono de gato de raça tem ingresso pra ala V.I.P. do inferno.

O problema não é se você tem um gatinho de raça ou um S.R.D., se você comprou ou adotou o bichano, mas a atitude e responsabilidade que você tem ao fazer isso. Quem disse que todo mundo que adota um animalzinho sem raça definida será um bom dono? Tem muita gente que adota por impulso, ou pior, porque é de graça. E depois ainda cuida mal do animal porque acha que, por não ser de raça, não precisa de alimentação balanceada, vacinas, vermífugos, cuidados veterinários, castração...

Por outro lado, existem aqueles que têm um gato de raça E um S.R.D. (quem tem um gato tem um, tem dois, tem três...) e tratam ambos com o mesmo cuidado e responsabilidade.

É possível sim, comprar um animal com responsabilidade e ao mesmo tempo combater as "fábricas de filhotes". Vamos aproveitar o gancho e falar sobre isso na próxima postagem.

O que realmente importa é que, comprado ou adotado, com ou sem raça definida, ter um animal é uma imensa responsabilidade. E é para a vida toda dele. Pense nisso antes de comprar ou adotar.

SEM PRECONCEITO!

Abraços a todos.
Allan.
http://miaaudote.blogspot.com/
twitter: @miaaudote

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar no blog, por favor deixe um email, telefone, qualquer coisa para que possamos passar seu apelo adiante, ok? E lembrem sempre: qualquer problema ou duvida em relação ao post, ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR DO POST, NAO COMIGO (DONA DO BLOG), pois muitas vezes não tenho como/não sei responder, e acabo não ajudando em nada :(

ShareThis