Traduza para / Translate to:

Boo-box

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Encontrei um animal abandonado... E agora? - Adotar e Amar

english mobile

 
 

Enviado para você por sweetygirl através do Google Reader:

 
 


Semanas atrás, a GNT exibiu um documentário da maravilhosa Brigitte Bardot, mostrando toda a sua trajetória e um pouco de sua luta com os animais (Pra quem quiser assistir: "E Brigitte criou Bardot"... está lá no Youtube).

Brigitte Bardot
No post de hoje, inspirado nessa diva, não vamos falar de problemas, abandono, maus tratos, enfim, do bicho homem. Vamos falar de solução, de arregaçar as mangas e agir. É claro que há diversas maneiras de colaborar para minimizar o sofrimento de tantos bichanos que estão por aí. Por exemplo, ser voluntário ou contribuir financeiramente com alguma ONG, adotar um animal e até mesmo escrever um blog, não é Lauesg? Mas, acreditem a mais gratificante é reverter uma situação de abandono. Quer tentar?

Ok, você encontrou um animal abandonado... E agora, o que fazer?

A 1ª atitude é ACOLHÊ-LO. Coragem, ele depende de você, que é quem o viu e quem está sentindo compaixão e vontade de fazer alguma coisa por ele.

Não jogue a responsabilidade para os outros. Não adianta ligar para uma entidade de proteção aos animais e dizer: "Tem um gato ou cão abandonado na minha rua" e ir dormir com a consciência tranqüila. As entidades estão abarrotadas de casos como esse. Então, se você tiver a disposição de assumir a responsabilidade por apenas um único animal, estará ajudando as entidades imensamente e essa será uma ajuda mútua - com certeza você receberá delas retorno para lidar com essa situação.

Se você realmente se importa, faça o seguinte ao encontrar um animal abandonado:

- Encontre pessoas dispostas a ajudar: amigos, parentes e colegas de trabalho podem ajudar de diversas formas - com transporte, lar provisório, recursos financeiros, acesso à internet, etc.

- Ofereça um lar provisório: acolha o animal até a adoção. Antes de retirar um animal das ruas, é muito importante que você saiba para onde irá levá-lo, caso contrário, você pode piorar uma situação que já é ruim. Principalmente se o bichano em questão for um gato adulto. Pense que mesmo na rua ele conhece o território, sabe onde encontrar abrigo e comida.

- Não perca tempo com preocupações desnecessárias, apenas mantenha as vacinas dos animais que irão ter contato com o seu hóspede em dia e curta a nova companhia. Animais em situação de abandono nem sempre são animais doentes. Na maioria das vezes, muito carinho, boa alimentação, vermifugação e um belo banho são suficientes para tratá-los. Mesmo assim, a avaliação de um médico veterinário é muito importante.

- Prepare o animal para a adoção: leve-o a um veterinário para exames, vacinas, vermifugação e castração. Nessa etapa, você pode contar com a ajuda de associações de proteção, que muitas vezes mantém convênios com veterinários que podem prestar esses serviços por preços mais em conta.

- Encaminhe para a adoção: divulgue o animal através de cartazes e via internet. Procure entre seus conhecidos, alguém que possa estar interessado em adotar um bichinho. Converse com pessoas que gostam de animais. Entre em contato com as associações para ajudar na divulgação ou levá-lo para uma feira de adoção. Tenha consciência de que, se ele for levado a uma feira e não for adotado, você deverá ficar com ele por mais algum tempo.

Relaxe, se nós podemos e tantos outros podem, você também é capaz. É claro que dá trabalho, toma tempo, um pouco de grana, adoções nem sempre são fáceis, mas esse é o caminho. E em troca de tudo isso, lambidas, massagens e ronronadas incomparáveis de gratidão.




Para baixar, imprimir e divulgar (é só clicar na imagem)


Beijos a todos.
Carol.
http://miaaudote.blogspot.com/
twitter: @miaaudote

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar no blog, por favor deixe um email, telefone, qualquer coisa para que possamos passar seu apelo adiante, ok? E lembrem sempre: qualquer problema ou duvida em relação ao post, ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR DO POST, NAO COMIGO (DONA DO BLOG), pois muitas vezes não tenho como/não sei responder, e acabo não ajudando em nada :(

ShareThis