Traduza para / Translate to:

Boo-box

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Meu gato não consegue fazer xixi - Dia de Veterinária

english mobile

 
 

Enviado para você por sweetygirl através do Google Reader:

 
 

via = Tudo Gato = de Lauesg em 14/01/11

Eu não poderia ter uma coluna veterinária em um Blog sobre gatos e não falar da FLUTD.
Muitos chamam de Síndrome Urinária Felina, mas o nome atualmente adotado é a Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (Feline Lower Urinary Tract Disease- FLUTD).

São incontáveis os casos que já atendemos com essa doença e as resoluções e complicações variaram bastante. Cerca de 3 a 8% dos gatos machos atendidos nos EUA apresentam a FLUTD como queixa primária. Basicamente é o gato macho que está com uma obstrução na uretra, há alguns dias, sem conseguir urinar. O gato fica na posição de urinar muito tempo, urina em gotejamento, podendo haver sangue. Quando o animal está obstruído e não consegue urinar, a bexiga fica repleta e a urina começa a retornar para os rins. O gato vai apresentar a primeira complicação grave, a hidronefrose. Os rins não vão filtrar adequadamente e uma doença que era do trato urinário inferior (bexiga e uretra) passa a acometer também o superior (ureteres e rins). Então além de não urinar o animal também vai apresentar anorexia, vômito e desidratação.

Se não for desobstruído rapidamente, o gato pode vir a óbito. Como a desobstrução envolve a sedação do animal, também devem ser considerados os riscos anestésicos.

O paciente felino muitas vezes não demonstra dor. Ele se esconde, urina em locais que não está habituado. É importante prestar atenção no comportamento de uso da caixinha sanitária. Como eu falei no artigo anterior, a mesma deve estar sempre limpa.

As causas mais comuns da FLUTD são: cálculos urinários, plugs uretrais e infecção do trato urinário. Muitos casos de FLUTD permanecem sem causa definida, o que chamamos de forma idiopática.

O tratamento é muito variado. Pode envolver apenas a (1) desobstrução uretral com lavagem da bexiga; a (2) desobstrução e o posicionamento da sonda por até 2 dias; a (3) desobstrução e o posicionamento da sonda por mais de 2 dias; e (4) cirurgia para retirada dos cálculos. Para os casos de FLUTD cuja causa é cálculo urinário, é importante identificar o tipo de cálculo (com análise do cálculo retirado ou apenas o exame de urina com análise do sedimento). A ultrassonografia e radiografia também vão auxiliar no diagnóstico.

Depois de encontrada a causa e realizada a desobstrução, deve-se cumprir com o tratamento prescrito que vai envolver o uso de medicamentos e a ração terapêutica, em alguns casos pelo resto da vida no animal. Como as causas são variadas, o paciente que ficar curado pode apresentar a doença novamente, então o exame de urina deve ser realizado periodicamente para o acompanhamento.

As complicações mais comuns são a infecção crônica da bexiga (cistite) e estenose da uretra.
A cistite crônica resistente vai exigir maior tempo de tratamento, com cultura bacteriana da urina. Como na maioria das vezes o paciente já chega com a infecção instalada, como protocolo nós já coletamos urina para avaliação físico-química e de sedimento, bem como cultura bacteriana. É realizada a desobstrução e depois de retirada a sonda uretral, nós instituímos a terapia com antibióticos.

Outra complicação é lesão da uretra com estenose da mesma. Isso acontece quando a próxima movimentação do cálculo ou desobstrução causa uma lesão na uretra. Caso ela cicatrize sem estar sondada, pode então "fechar", o que vai levar a uma nova obstrução. Nesses casos e quando o paciente apresenta muita rescidiva de obstrução (seja por cálculo, plug ou forma idiopática) pode-se optar pela amputação do pênis.

O assunto FLUTD é muito vasto e qualquer dúvida vocês podem perguntar nos comentários, estou à disposição.

Eu desejo um 2011 cheio de miados saudáveis aos leitores do Tudo Gato e aos meus colegas veterinários, desejo que atendam somente os gatos bonzinhos. Aos colunistas do Tudo Gato eu desejo muita inspiração nos felinos. E à família idealizadora desse blog aqui... desejo um 2011 com mais e mais cartoons, visitas, artigos e sucesso.

Alice Albuquerque
diarioveterinaria.blogspot.com
twitter @alicevet


Literatura consultada:


http://www.ivis.org/proceedings/scivac/2008/gerber1_en.pdf?LA=1


Leia mais:


http://diarioveterinaria.blogspot.com/2010/02/formspring-parte-2.html

http://diarioveterinaria.blogspot.com/2009/09/cirque-du-soleil.html

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar no blog, por favor deixe um email, telefone, qualquer coisa para que possamos passar seu apelo adiante, ok? E lembrem sempre: qualquer problema ou duvida em relação ao post, ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR DO POST, NAO COMIGO (DONA DO BLOG), pois muitas vezes não tenho como/não sei responder, e acabo não ajudando em nada :(

ShareThis