Traduza para / Translate to:

Boo-box

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Fim de Ano - Adotar e Amar

english mobile

 
 

Enviado para você por sweetygirl através do Google Reader:

 
 

via = Tudo Gato = de Lauesg em 24/12/10



O Fim do Ano chegou!

Férias, aquela viagem programada o ano todo, festas, Natal, Réveillon... E muitos, muitos problemas para os animais de estimação.

As festas.

Pai, mãe, irmãos, irmãs, avô, avó, netos, tios, tias, primos, sobrinhos, amigos próximos (outros nem tanto...), comida, bebida, alegria, confraternização, troca de presentes... Ops!! Cadê o gato? Alguém viu? Quem deixou o portão aberto?!

Esta é a época do ano em que ocorre o maior número de fugas de animais de estimação. As pessoas estranhas, a quebra da rotina, o barulho, os fogos; tudo isso apavora nossos bichos.
O que nós chamamos de festa, para eles deve parecer o início da terceira guerra mundial! Na ânsia de se livrarem do barulho, eles fogem e podem ser atropelados ou não conseguirem mais voltar pra casa.

Prepare seu bichinho para as festas (não, não é vesti-lo com roupinha de Papai Noel ou gravatinha borboleta!). Reserve para ele um ambiente isolado, com acesso restrito aos humanos barulhentos (e tem humano não barulhento?), com comida e água fresca, talvez um pouco de música suave ou uma roupa com seu cheiro. Uma gaveta aberta para seu gatinho se esconder num momento de maior estresse também pode ser uma boa idéia. E não se esqueça da coleira com plaquinha de identificação. Já resgatamos vários animais nas ruas que não conseguimos devolver simplesmente porque não descobrimos de quem é. A plaquinha é baratinha. Um excelente presente de Natal para seu bichinho.

A viagem de férias.

Para quem ama seu animal de estimação parece difícil de acreditar, mas muitos animais soltos pelas ruas nesta época do ano não fugiram por causa dos fogos ou do barulho das festas. Eles foram abandonados por seus proprietários que viajaram de férias. Os hotéis para cães e gatos estão cheios de histórias assim. O dono contrata o serviço do hotel, chega com o bichinho no colo, cheio de carinho, faz uma batelada de recomendações, fornece dados falsos, deixa o animal e nunca mais aparece!

Outro problema é que (responsavelmente desta vez), as pessoas não adotam um animalzinho nesta época do ano, justamente por causa das viagens de férias. Então, os abrigos que existem, ficam ainda mais lotados. Também um excelente presente de Natal, não para o seu bichinho, mas para vários que esperam por um lar, é uma doação para uma entidade idônea que cuida desses animais.

O presente de Natal.



Aquele filhote fofinho da vitrine, que mais parece um bichinho de pelúcia, pode ser o presente perfeito para namorada, não é? Ou para o filho, que vem pedindo um bichinho de estimação há meses. Até o presenteado perceber que o bebê não faz apenas coisas fofas, mas também solta pelos, quebra coisas, faz bagunça, fica doente, dá trabalho e despesa. E se torna um inconveniente na hora de viajar.

Algumas vezes o pai resolve dar um bichinho de presente para o filho na intenção de incutir um pouco de responsabilidade ao pimpolho e, quando descobre que ele está mais interessado no Xbox 360 novo que ganhou de Natal e que quem tem que alimentar o novo membro da família e limpar a caixa de areia é ele mesmo, percebe que a estratégia não funcionou e quer se livrar do bichinho. O namorado novo também pode não gostar que o gatinho que a garota ganhou do ex fique se esfregando em suas pernas ou encarando-o quando dá um beijo na menina.

Comprar ou adotar um bichinho é um compromisso assumido que pode durar 12, 15 e até 20 anos, dependendo do animal. E a pessoa que ganha o "presente" pode não querer ou não estar preparada para esse compromisso. O resultado: mais animais encaminhados às associações para adoção ou abandonados nas ruas.

Comprar por impulso já não é uma boa idéia quando se trata de objetos. E animais de estimação não são objetos nem brinquedos.

O Natal pode ser sim uma ótima data levar um cãozinho ou um gatinho pra casa. Mas esse será um presente para toda a família. Esse animalzinho será um novo membro dessa família e todos deverão estar de acordo com isso.

E se neste Natal, depois de toda essa reflexão, você ainda quiser dar a você mesmo e à sua família o presente que é conviver com um desses animais maravilhosos... Não compre – adote um. E tenha um FELIZ NATAL!

Jimmy – Foto by Nielson


Um FELIZ NATAL a todos vocês que acompanham o Tudo Gato (...e o Miaaudote
também)! FELIZ NATAL Laurence e obrigado de novo!

PS: O Jimmy foi o modelo mais gato do Natal Au-Au 2009, evento que promovemos para
arrecadar fundos para a Associação Vida (mais fotos aqui e aqui).

Carol.
http://miaaudote.blogspot.com/
twitter: @miaaudote

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar no blog, por favor deixe um email, telefone, qualquer coisa para que possamos passar seu apelo adiante, ok? E lembrem sempre: qualquer problema ou duvida em relação ao post, ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR DO POST, NAO COMIGO (DONA DO BLOG), pois muitas vezes não tenho como/não sei responder, e acabo não ajudando em nada :(

ShareThis